sábado, 30 de maio de 2015

Primórdios da JELPE - Parte I

Origem: site da JELG

Na noite de quinta-feira, dia 19 de abril (de 2012), estiveram reunidos 10 jovens das uniões juvenis de Solidez, Canguçu Velho, Manoel do Rego e Três Pontes e o Pastor Celso Grams na igreja Redenção de Manoel do Rego para conversar sobre a organização de um Encontro Paroquial de Jovens, a modelo de como a paróquia já realiza com as escolas dominicais.

Os presentes decidiram formar uma organização de jovens a nível paroquial assim como é o DICANPI a nível distrital. A secretária do DICANPI, que estava presente na reunião, lavrou a ata de fundação. Não foi definido ainda um nome, que será definido no dia do Encontro Paroquial a partir de sugestões dos jovens. Os jovens presentes na reunião formaram uma comissão que substitui a diretoria até o dia do Encontro, quando será definida uma diretoria paroquial de jovens. Foi definida a forma de eleição dessa diretoria: cada união juvenil ativa indica um ou dois representantes de sua juventude para compor a diretoria. Os jovens indicados se reunirão e definirão entre si quem ocupa qual cargo. No momento a paróquia tem quatro uniões juvenis ativas, o que significará oito jovens na diretoria. Os cargos serão: presidente, vice-presidente, tesoureiro, dois integrantes do departamento de esportes que também serão suplentes do tesoureiro, secretário e dois integrantes do departamento de cultura que também serão suplentes do secretário. A diretoria fica responsável por organizar pelo menos um evento anual de jovens da paróquia e demais atividades e trabalhos que acharem proveitosos.

Definiu-se que o Primeiro Encontro Paroquial de Jovens será no dia 24 de junho em Canguçu Velho sob o tema: “Muitas partes, um só corpo” e o lema: “E peço que todos sejam um” (João 17.21a). O Encontro iniciará às 8h com inscrições; 8h30 será a abertura oficial, chamada e culto; 10h momento de integração; 12h será o almoço; 13h30 palestra com o pastor Nilson Walder sobre o tema do Encontro; 14h30 tarde esportiva com futebol, vôlei, pingue-pongue e knips; 18h30 noite cultural e após entrega das premiações e encerramento.

Atualmente a paróquia tem quatro uniões juvenis ativas, as que estavam representadas na reunião. Além disso os jovens de Favila e Alto Alegre, onde não há união juvenil formada, também já confirmaram presença. Também decidiu-se convidar a Juventude Independente da Solidez, com quem os jovens da paróquia tem uma boa interação, para participarem do Encontro se tiverem interesse. A comissão organizadora estende o convite a todos os jovens do DICANPI que quiserem participar desse Encontro Paroquial, serão todos muito bem vindos!

Assim, fica o incentivo às demais uniões juvenis do DICANPI que se interessarem pela ideia dos jovens da Paróquia Emanuel, a realizarem também encontros paroquiais. A diretoria do DICANPI está à disposição para apoiar e ajudar. Lembrando que para isso não é necessário criar uma organização a nível paroquial como os jovens da paróquia Emanuel fizeram, caso não achem viável. O que importa é criar oportunidades para que os irmãos em Cristo se reúnam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário